Comprar vender alugar veiculo imovel carro moto caminhao apartamento casa terreno lote Florianopolis Sao Jose Palhoca Santa Catarina Litoral Floripa SC alugar aluguel casa de praia temporada Balneario Camboriu turista revendas de carros motos veiculos imobiliarias corretores de imoveis corretor imovel creci compre venda alugue comprando vendendo alugando classificados imoveis veiculos imovel e veiculo meia praia tijucas itapema criciuma tubarao

Apartamento comprar vender alugar casa veiculo veiculos carro moto caminhao Floripa Florianopolis Sao Jose SC guia de hoteis hotel classificados

Capoeiras (Florianópolis)
HistóriaAté o século XIX o bairro era formado por extensos campos de mata baixa, as capoeiras, e a partir do século XX começaram a surgir as primeiras residências ao longo da atual Rua Santos Saraiva. Comercialmente, essa rua era importantíssima, pois permitia o acesso de viajantes vindos do continente até o bairro Estreito, onde eram embarcadas mercadorias que abasteciam o comércio da região central, como o Mercado Público. Consta também a presença de diversos matadouros no bairro, que vendiam carne bovina para o comércio da região central de Florianópolis. As denominações de "pasto do gado" a "matadouro" para alguns pontos de Capoeiras são originárias dessas funções, que foram comuns no bairro até a metade do século XX. A partir da década de 1960 Capoeiras passou a receber diversos órgãos públicos estaduais e municipais, como os prédios da CELESC, TELESC, DAER, DNIT, Almoxarifado da Administração Estadual e o Ginásio de Esportes Saul Oliveira (Capoeirão). Assim começou o crescimento urbano do bairro, alavancado na década de 1970 com a construção dos primeiros condomínios (Conjunto Residencial Excelsior I e II, Residencial Ilha de Creta e Residencial Santos Saraiva).
------------
Vias Principais
---
O principal logradouro que atende o bairro é a Avenida Governador Ivo Silveira, concluída em 1970. Outras vias importantes do bairro são a Rua Santos Saraiva, Rua Prefeito Dib Cherem, Rua Waldemar Ouriques, Rua Vereador Nagib Jabor e Avenida Patrício Caldeira de Andrada. Também cruza o bairro, no sentido oeste-leste, um trecho da rodovia BR-282, que nos municípios de Florianópolis e São José recebe a denominação de Via Expressa.
--------
Comércio, Serviços e Lazer
--------
O comércio do bairro é bastante dinâmico e nele se encontram lojas de grande porte como o Supermercado Angeloni, o Supermercado Big, a Havan e o shopping de confecções Inter Fábricas. Em Capoeiras estão também presentes serviços diversos, como: o tradicional Hotel Itaguaçu, um dos mais antigos da região; o centro de telemarketing Execução Contact Center, que emprega cerca de 150 funcionários; a empresa de consulta em engenharia Iguatemi; a matriz da rede de postos de combustível Nienkötter; os clubes Sete de Setembro e Flamengo Esporte Clube; três escolas estaduais - EEB Aníbal Nunes Pires, EEB Edith Gama Ramos e EEB Dayse Werner Salles; além do colégio Lucaz, presente no bairro desde 1989. No bairro existem escassas áreas de lazer, levando-se em conta o tamanho do bairro. São elas: Parque do Centro Comúnitário de Capoeiras, Praça Vereador Nagib Jabor e Praça Paulo Schlemper. Os moradores que vivem na parte oeste do bairro, na divisa com o bairro Campinas (São José), próximos ao Angeloni e ao Hotel Itaguaçu, têm como opção de lazer a Beiramar de São José, com ciclovias, parque para crianças, cancha de bocha, equipamentos para alongamento e corridas, além do Centro Multiuso de São José.
---------
População
----
De acordo com o censo realizado em 2000, o bairro Capoeiras é o segundo mais populoso do município de Florianópolis, contando com pouco mais de 19 mil habitantes. Há enorme expectativa de valorização dos imóveis do bairro com o término da construção da Avenida Beiramar de São José e a alteração do plano diretor do município, com intenções de ser colocado em prática já a partir de 2010.

0 Comments: